quarta-feira, 9 de junho de 2010

José Luiz de Andrade Figueira

ANDRADE FIGUEIRA – José Luiz Bellegarde de Andrade Figueira, nasceu na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil, em 17 de julho de 1947.

ANDRADE FIGUEIRA cursou Engenharia Eletrônica na FEI – Faculdade de Engenharia Industrial e Processos de Produção em Indústrias Mecânicas na FATEC/UNESP – Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual Paulista. Fez ainda Extensão Universitária em Informática na Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie. Foi professor de Análise de Sistemas e Processamento de Dados em diversas escolas e faculdades. É empresário na cidade de São Paulo e produtor rural nos municípios de Porangaba e Pereiras, nos setores de frango de corte e pecuária leiteira.

Sempre atuante na vida partidária, ao lado do seu eterno guru, o ex-governador do estado de São Paulo, Franco Montoro, foi fundador do MDB e do PMDB.

Participou ativamente das campanhas eleitorais até candidatar-se a Vereador à Câmara Municipal de São Paulo em 1.976, com apenas 28 anos, conseguindo a incrível proeza de ter votos em todas as urnas do município.

Reelegeu-se em 1.982. No ano seguinte, ANDRADE FIGUEIRA assumiu a Secretaria Municipal de Esportes da cidade de São Paulo, durante o governo do Prefeito Mário Covas, e foi considerado o Secretário do Ano. Ao final de sua administração recebeu homenagem única da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, em reconhecimento aos serviços prestados por ter, dentre outras coisas, recuperado e restaurado o Estádio do Pacaembu e quintuplicado a freqüência nas Unidades da Secretaria, que de 200.000 pessoas/ano passou a ser de 1.000.000 de pessoas/ano, conseqüência das inúmeras atividades esportivas e de lazer para crianças, jovens, idosos (melhor idade) e portadores de deficiência, programadas e desenvolvidas durante a sua administração.

De 1.986 a 1.988, com o seu retorno à Câmara Municipal de São Paulo, presidiu, simultaneamente, as Comissões de Obras e Urbanismo, de Transportes, de Informática, além de ter sido membro da Comissão de Finanças.

Reeleito em 1.988, FIGUEIRA, além de liderar a bancada do seu partido durante os 4 anos de mandato, foi o Presidente da Comissão de Sistematização da Constituinte Municipal que elaborou a nova Lei Orgânica do Município de São Paulo, promulgada em 4 de abril de 1990, e o Relator, dentre outros, do Projeto de Lei do novo Plano Diretor para a cidade de São Paulo.

Em 1.992, ANDRADE FIGUEIRA não disputou a reeleição.

Durante a sua vida pública, ANDRADE FIGUEIRA foi ainda Presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo (atual SPTURIS - São Paulo Turismo), do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo – São Paulo, Vice-Presidente da ABRACCEF – Associação Brasileira dos Centros de Convenções e Feiras e da EMURB – Empresa Municipal de Urbanização – São Paulo.

Mesmo depois de ter se afastado da vida pública, FIGUEIRA foi convidado e aceitou ser assessor especial, de 1997 a 1999, do então presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Paulo Kobayashi e, posteriormente, de 2005 a 2007, do presidente da SPTURIS – São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho.

2 comentários:

  1. Parabéns moço por sua belissima atuação, é muito bom perceber pessoas comprometidas com seus ideais de melhoras constantes para o nosso Estado!!

    Adorei te conhecer...

    ResponderExcluir
  2. Oiii minha linda, perdoe-me, mas só agora, passados seis meses, vi o seu comentário. Obrigado !!!

    Também adorei te conhecer...

    ResponderExcluir